Promover o convívio, a troca de saberes e a partilha é a finalidade da acção PLURAL, desenvolvida pelo Projecto LAÇOS. Em termos operacionais, esta acção assenta na prestação de um serviço comunitário, mediante a realização de ateliers ocupacionais, concretizados através de um acordo de compromisso estabelecido entre o Projecto LAÇOS e organismos locais implantados no Município de Macedo de Cavaleiros.
Neste contexto, o Projecto LAÇOS promove a prestação de um serviço descentralizado, de carácter regular, com o objectivo de desenvolver e impulsionar dinâmicas locais nas áreas recreativa, cultural e artística. Pretende-se, deste modo, potenciar a criação de espaços de criatividade, de sensibilidade artística, animação, partilha de conhecimentos e entretenimento abertos a toda a comunidade.
Os Centros Locais de Saber e Partilha estão actualmente implementados em 19 localidades do Concelho, correspondendo a 21 estruturas: - Acordos com as Juntas de Freguesia de: Ala, Amendoeira, Bornes, Corujas, Edroso, Lamas, Morais, Salselas, Vale Benfeito, Vale da Porca, Vilar do Monte e Vinhas. - Acordos com IPSS: Centro Social e Paroquial de São Geraldo, em Carrapatas; Centro Social e Paroquial de Grijó; Centro de Dia Padre Susano, em Lagoa; Centro Social e Paroquial de Santo André, em Morais; Centro Social e Paroquial de Talhas e Santa Casa da Misericórdia de Macedo de Cavaleiros. - Acordos com Associações Locais: Bagueixe em Movimento (ACDR de Bagueixe); Centro Cívico Anjo da Guarda, em Castro Roupal e a ADDB – Associação de Diabéticos do Distrito de Bragança, em Macedo de Cavaleiros. Para além dos habituais ateliers de artes plásticas, realizaram-se também, em algumas destas localidades, actividades de animação musical e educação física. Este serviço poderá a qualquer momento ser alargado a mais comunidades, sendo apenas necessário a sua solicitação, a qual obedece aos seguintes critérios: a) A entidade parceira comprometer-se a ceder o espaço para realização do serviço, bem como a criar as condições mínimas de funcionamento; b) Registo de um mínimo de 6 inscrições e a sua participação regular.