O Projecto LAÇOS desenvolve-se no território concelhio de Macedo de Cavaleiros, entre 1 de Junho de 2011 e 31 de Maio de 2014, ao abrigo do Programa CLDS – Contratos Locais de Desenvolvimento Social.

Neste âmbito, a acção central do Eixo 2 – Intervenção Familiar e Parental, o Espaço NÓS-Família, visa promover uma acção concertada na perspectiva de reduzir a incidência e os efeitos da pobreza e da exclusão social, bem como, diminuir as situações de vulnerabilidade transitória das famílias contribuindo assim para a qualidade de vida das famílias/ comunidades.

Desenvolve assim, a implementação de um centro de recursos que funciona como uma estrutura de suporte na área da intervenção familiar e parental, a qual integra um serviço multidisciplinar de informação, atendimento e acompanhamento do cidadão (indivíduos e famílias).

Em termos operacionais, O Espaço NÓS-Família constituiu um gabinete que disponibiliza atendimento à comunidade, nas vertentes familiar e parental. Pretende-se sobretudo optimizar o funcionamento das respostas existentes (de Acção Social), assente numa parceria alargada e multidisciplinar, e estender a sua acção a grupos ou problemáticas habitualmente mais distantes da esfera institucional.

Para o efeito disponibiliza de um espaço interactivo, aberto diariamente, para promover competências e a mudança qualitativa.