A Santa Casa da Misericórdia de Macedo de Cavaleiros (SCMMC) foi fundada em 1927 e tem, actualmente, como principal actividade a assistência à terceira idade, através das respostas sociais de Lar de Idosos, Centro de Dia e SAD. A sua missão é promover a melhoria continua da qualidade nos serviços, direccionados para os utentes e suas famílias, e, simultaneamente, contribuir para a promoção do desenvolvimento social e sustentado do território concelhio de Macedo de Cavaleiros. Nesta perspectiva, é um parceiro activo do CLAS de Macedo de Cavaleiros; Integra a equipa NLI do RSI – sendo gestor da medida RSI nos concelhos de Macedo de Cavaleiros e Alfândega da Fé; Integra a Comissão Alargada da CPCJ MC – é gestora do Programa PIEC/PIEF – e é sede da União Distrital das IPSS´s do Distrito de Bragança. No mesmo sentido, tem vindo a implementar diversos programas de intervenção social local, em articulação com o Município de Macedo de Cavaleiros (PLCP, PROGRIDE, PRI, entre outros). Actualmente desenvolve o Projecto LAÇOS, ao abrigo do Programa Contratos Locais de Desenvolvimento Social – CLDS, o qual tem uma abrangência temporal de 36 meses e termo previsto para 31 de Maio de 2014.
A Santa Casa da Misericórdia de Macedo de Cavaleiros (SCMMC) é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), sem fins lucrativos e com gestão própria, com uma parceria com o Centro Distrital de Segurança Social, tendo como apoio a Irmandade da Misericórdia e outras associações sociais. Presta como principal actividade o apoio à terceira idade, através das seguintes Respostas Sociais: Apoio Domiciliário, Centro de Dia e Lar de Idosos, a fim de assegurar/auxiliar no cumprimento do Artigo 72.º da Constituição da República:
“1. As pessoas idosas têm direito à segurança económica e a condições de habitação e convívio familiar e comunitário que respeitem a sua autonomia pessoal e evitem e superem o isolamento ou a marginalização social.
2. A política de terceira idade engloba medidas de carácter económico, social e cultural tendentes a proporcionar às pessoas idosas oportunidades de realização pessoal, através de uma participação activa na vida da comunidade.”